fbpx

CLASSIFICAÇÃO DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

A classificação geral são duas, a centralizada e a paralela.

Falando um pouco da centralizada, o que sempre vem na cabeça são as grandes empresas de antigamente com os eternos ITAUTEC dos bancos, e grandes companhias, onde estão ligados à um servidor central que contém todas as informações e faz todo o processamento. 

Existem até hoje ao meu ver pela facilidade de gerenciamento que automaticamente leva a facilidade de proteção dos dados, que é o fator principal para as gigantes instituições bancárias.

classificacao de sistemas distribuidos - centralizado

O que por sua vez traz consigo a necessidade de manutenção desses sistemas, que foram desenvolvidos em praticamente extintas linguagens de programação que estão sobrevivendo única e exclusivamente para manutenção desses sistemas, como o DELPHI, que a pouco tempo em um vídeo de uma pesquisa salarial atualizada para 2020/2021 no canal CÓDIGO FONTE TV, estando em 6º lugar no ranking das linguagens.

Já no sistema paralelo, tem suas subdivisões e evoluções, mostrando claramente sua importância pois é onde estamos, nossos computadores atuais, trabalham de forma paralela, pois existem vários núcleos para processarem e é isso que o sistema paralelo faz, processa informações simultaneamente, fazendo divisões da informação e passando cada parte para ser processada ao mesmo tempo, otimizando tempo.

Suas subdivisões são paralelos fortemente acoplados, que são os nossos computadores pessoais, como notebooks, smartphones, PCs, sua mecânica é igual, pois utilizam vários os processadores interligados, utilizando a memória RAM para processar as informações e transmiti-las.

Dessa forma conseguimos ter máquinas multi-funções, onde processam vários programas/aplicativos simultaneamente. O que traz também uma subdivisão pois com a evolução acaba surgindo inovações.

No caso as subdivisões no fortemente acoplado são dos assimétricos, o que me faz retornar no passado, lembrando dos famosos HD master, ou HD slave, onde precisávamos utilizar jumpers, para caracterizá lo, também posso arriscar a dizer que nas memórias RAM também, pois antigamente era necessário utilizar pentes de memória de mesmo valor, pois não tinham sincronia entre elas.

classificacao de sistemas distribuidos - paralelas

E a outra subdivisão é a fortemente acoplado simétricos, que é a atualidade onde tudo é compartilhado e não existem prioridades, fazendo com que o processamento seja feito em todo lugar, impedindo de sobrecarregar um determinado processador prioritário.

Voltando para a subdivisão inicial do sistema paralelo, temos o fracamente acoplados, que são a interligação de computadores, por rede, o que transformam mais fracos, pois a comunicação é através de rede, que é infinitamente mais lenta do que barramentos internos de processadores. 

DIFERENÇA SISTEMAS CENTRALIZADOS E SISTEMAS PARALELOS

classificacao de sistemas distribuidos - centralizados
classificacao de sistemas distribuidos - centralizados

CENTRALIZADOS

Facilidade de gerenciamento

Estabilidade

Robustez

Segurança

PARALELOS

Constante evolução

Escalabilidade

Produtividade

Economia

Marcus Rolim

Relatório do assunto abordado em aula na matéria de sistemas distribuídos, do 5º semestre de ciência da computação. UNIDERP