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PROFESSOR

 

Neste artigo conversaremos sobre uma área que foi drasticamente  afetada pela situação de pandemia, que é a da educação, aulas presenciais de 2020 foram praticamente extintas, se tornando completamente online, e muito provável de finalizarmos o ano sendo online.

 

E assim iniciou automaticamente a seleção natural digital, o que seria isso?

 

Os professores que não se adequarem com certeza ficarão para pelo caminho, a mudança que a pandemia gerou, foi apenas uma aceleração do que iria acontecer, mas a forma acelerada nos mostrou como estamos carentes de profissionais digitais.

 

A barreira digital pela grande maioria dos professores está sendo imensa, a mudança de hábitos que muitos tinham desde o início da profissão de, professor + quadro negro, para uma câmera e sua tela de computador, está causando inúmeros transtornos.

 

Tanto transtornos psicológicos como a perda de qualidade extrema na produtividade das aulas, o que leva para a grande questão. Quais ferramentas podemos utilizar para a mudança dessa situação, para que os professores consigam se adequar mais facilmente.

 

Basta iniciarmos na barreira principal, a câmera.

 

CÂMERA

 

A habilidade em contracenar com a câmera, fazer basicamente monólogos com a câmera é uma barreira muito forte para a grande maioria, mas não está ligado apenas aos professores, todos os profissionais que estão se digitalizando estão sofrendo do mesmo problema.

 

Para isso a única forma de conseguir quebrar essa barreira primeiramente é a força de vontade de querer mudar, ficar com raiva da situação, querer culpar alguém não ajudará em nada, deve se ter a cabeça centrada, e compreender que a mudança aconteceu, é um fato.

 

Cabe ao profissional aceitar e evoluir digitalmente para se manter no mercado que se tornou extremamente concorrido com os infinitos cursos online, de todas as formas, conseguir entender isso, de um problema monstruoso se tornará uma oportunidade mágica, pois aprendendo a digitalizar seu serviço que é o de ensinar, as possibilidades de ganho são exponenciais, pois além das aulas na escola, faculdade, cursos o profissional poderá investir em conteúdos próprios para monetizar na internet.

 

Tendo a força de vontade e o mindset correto para a evolução, o próximo passo é através de prática, essa prática deve ser contínua, e de forma gradual, a melhor forma de iniciar a perder o medo da câmera é criando stories.

 

Stories de rede social, pode se iniciar fazendo pequenos stories do seu dia a dia, apenas falando, para acostumar com sua voz, aos poucos criando coragem e gravando vídeos, com você poucos segundos que seja, de algo que está fazendo, vai fazer com que se acostume a se ver na tela do celular.

 

Outra prática que pode ser praticada é de começar a utilizar a vídeo chamada, de aplicativos de conversas, dê preferência para as pessoas próximas de seu convívio, colegas de trabalho que estão na mesma situação, familiares, para conversar, interagir.

 

A interação pessoal foi extinta a muito tempo, celulares são apenas troca de mensagens ou áudios gravados, não existe mais conversas ao vivo, o que é o grande efeito das LIVEs de hoje, streaming de games ou assuntos diversos, a interação ao vivo, que não existe mais e todas as pessoas estão carentes de se ter essa experiência.

 

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E por fim, deve repassar as aulas, deve fazer a aula sozinho, acostumar em produzir monólogos, pois da mesma forma que os professores estão com dificuldades, os alunos também estão pois não interagem, e o clima que se cria na aula, com o professor pedindo uma resposta, tentando conversar e ninguém retorna um “boa noite”, uma resposta ou uma simples participação, torna mais difícil o trabalho do professor.

 

Portanto caso tenha repassado a aula sozinho, fazendo literalmente um monólogo, não sentirá com a falta de interação dos alunos e caso a turma seja quieta, sua aula irá fluir de forma normal, sem perder a qualidade do conteúdo.

 

Onde entramos em outro grande problema, a qualidade das aulas digitais.

 

QUALIDADE DOS CONTEÚDOS

 

Os conteúdos repassados para os alunos com as aulas online devem ser produzidos de forma gostosa de se assistir, pois a concorrência é extrema, pois o professor conseguir prender a atenção e a vontade do aluno de estar assistindo às aulas, com todos os aplicativos concorrentes na ponta dos dedos é um grande diferencial entre os professores.

 

Para isso as aulas devem ser preparadas com qualidade, para auxiliar a explicação, a grande perda de qualidade das aulas hoje é a falta de planejamento e pré-produção das aulas, “apanhar” para os aplicativos ao vivo, para dar um exemplo de matemática no excel, ou querer fazer um desenho ao vivo sem ter uma mínima prática.

 

Erros que dão em programas durante a aula, por falta de treinamento, a falta de comunicação prévia entre o professor e o aluno, indicando o que será necessário o aluno ter em mãos para acompanhar a aula, como qual programa deve estar usando, ou qual site deve estar acessando para acompanhar a aula.

 

Dificuldade dos alunos em revisar as aulas após o término, por não ser disponibilizado o conteúdo, fazendo com que o aluno perca a vontade de assistir a aula e buscar em outros lugares, como youtube, frequentando as aulas apenas para fazer provas ou atividades.

 

Para isso a mudança deve ser feita agora, não se tem tempo, o professor hoje deve ter sua sala de aula digital.

 

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O que seria uma sala de aula digital?

 

Simples, um blog, um website, um drive compartilhado, um canal no youtube, um grupo de facebook, whatsapp ou telegram.

 

São inúmeras ferramentas que devem ser usadas em conjunto para conseguir a interação completa do aluno com você professor. Hoje somos obrigados a sermos auto-suficientes, sermos pró ativos, não existe mais aluno levar o livro e o professor apenas ler junto.

 

Portanto o conteúdo se tornou parte do serviço do professor essencial, e esse conteúdo é diferença entre um professor que se manterá na área no mundo digital ou não.

 

Assim podemos discutir sobre essas ferramentas.

 

FERRAMENTAS

 

Essas ferramentas citadas quanto mais utilizadas em conjunto melhor será o aproveitamento e principalmente otimização do trabalho do professor, pois a vantagem de utilizar a internet, é o trabalho ficar armazenado por tempo indeterminado, podendo assim utilizar diversas vezes.

 

Principalmente ajudando o aluno qualquer horário que necessite em qualquer lugar. Assim vamos entender as utilidades das ferramentas e exemplos de como usar.

 

GRUPOS DE REDES SOCIAIS

 

Grupos de facebook, whatsapp ou telegram, deve se analisar onde o seus alunos mais frequentam, não custa nada perguntar no início do curso para saber onde está pisando, pois o facebook por exemplo o público jovem não utiliza muito, já o instagram outros públicos também não utilizam dependendo do ramo de atividade, ou classe social, telegram a mesma coisa, dependendo do nível de entendimento de informática também pode ser uma barreira.

 

Assim entendendo o seu público saberá onde criar o seu grupo de sua turma. 

 

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Qual a finalidade do grupo?

 

A finalidade de um grupo é a conversa direta, para informar de forma mais direta e rápida, assim pode se passar links de conteúdos, informação de horários, trabalhos que devem ser entregues, um auxílio para tirar dúvidas de forma mais rápida.

 

Então apenas o grupo, não trará a qualidade necessária, o grupo nada mais é do que um mural de recados, extremamente necessário para manter o contato direto com seus alunos.

 

Para assim levar os alunos para seu conteúdo produzido, podendo ser em um blog, website, drive.

 

Entre essas ferramentas o drive é o mais simples de se usar para “quebrar o galho”.

 

DRIVE

 

Todas as contas da gmail, hotmail em geral se tem um drive para armazenamento de arquivos e compartilhamento, onde você consegue disponibilizar o link de acesso para todas as pessoas acessem seus arquivos.

 

Fazendo assim com que seu conteúdo seja utilizado pelos alunos a qualquer momento, como material de apoio ou ser o material principal de estudo de acordo com a qualidade do seu material.

 

Portanto a finalidade de um drive é ter os conteúdos em uma pasta na internet, onde seus alunos possam acessar, também indispensável, mas necessitando do conjunto, precisa do grupo da rede social para avisar quando são disponibilizados os novos conteúdos, para compartilhar o link de acesso, dúvidas de como acessar.

 

YOUTUBE

 

Um canal no youtube é uma forma simples e prática para disponibilizar material também, podendo colocar vídeos em geral, tendo a opção de ser visto apenas por pessoas com o link que disponibiliza, ou um grupo selecionado, caso não queira que seja um canal aberto para todos.

 

Assim apenas seus alunos poderão ver seus vídeos, principalmente para tirar um peso que o drive pode trazer para os alunos, pois para acessar vídeos no drive, precisa ser baixado, ser feito o download para o dispositivo do aluno, a maioria das vezes o acesso é feito por celular onde não se tem espaço para carregar tantos vídeos.

 

E o canal de youtube pode trazer a facilidade e acessibilidade para todos os alunos assistirem seu conteúdo sem gastar espaço em disco.

 

Mostrando assim, mais uma ferramenta para ser utilizada para suas aulas digitais.

 

Assim já temos:

 

1º Grupo de redes sociais para se comunicar diretamente com os alunos;

2º Drive para disponibilizar os materiais pequenos para o consumo dos alunos;

3º Canal de Youtube para disponibilizar vídeos de fácil acesso para os alunos;

 

Mas até agora falamos sobre ferramentas para compartilhar e mostrar os materiais produzidos pelo professor, seus conteúdos. Que é o grande diferencial dos professores digitais.

 

Assim quando falamos de preparo da aula, é criar o conteúdo, que faria no quadro negro, fazer na tela.

 

Para não “apanhar”, passar dificuldades ao vivo em criar exemplos, fazer desenhos, tenha tudo preparado antes, ache desenhos interessantes na internet, ou faça seu desenho e salve para apenas explicar para os alunos.

 

Crie slides com suas palavras, muitas vezes alunos podem não estar escutando a aula, por infinitos motivos, um slide explicativo com as palavras do professor, pode ser muito mais produtivos, principalmente por cada pessoa tem uma forma de se aprender, visual  auditiva, executando, escrevendo.

 

Caso seja um conteúdo mais denso crie o texto no editor de texto e envie no drive, para ser acessado outro momento. 

 

Muitas vezes na aula é possível apenas um exemplo, crie vários para ser acessado outro momento, e a otimização de tempo pode proporcionar a explicação de vários outros exemplos, do que apenas um onde o professor dividiu a atenção do aluno com a explicação do exemplo e a luta em criar o exemplo sem a prática no programa que está tentando desenvolver.

 

E como discutimos um pouco antes, a mágica da internet é manter o conteúdo por tempo indeterminado, portanto o professor criando a aula uma vez, de forma organizada e bem feita, o tempo que gastaria escrevendo no quadro e apagando esperando os alunos copiarem em seus cadernos, podem ser revertido em mais explicações e exemplos.

 

Devemos ver as vantagens de se ter aulas digitais e não apenas nas barreiras, caso o professor ainda não queira utilizar ou não tem os recursos como um editor de texto, um desenvolvedor de slides, faça no caderno como algo artesanal, tire foto e disponibilize, coloque a câmera focada no caderno e vá escrevendo o que gostaria de escrever no quadro negro.

 

Mas devemos lembrar sempre, ser resistente a mudanças tecnológicas é proporcional a qualidade profissional que terá em qualquer área.

 

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Assim, se formos pensar, todos os materiais disponibilizados no drive podem ser mostrados de forma muito mais simples e prática, onde com certeza seu conteúdo será consumido muito mais e de forma muito mais prazerosa por qualquer pessoa, aluno ou não.

 

Que entra na quarta e quinta ferramenta.

 

BLOG

 

Um blog é a melhor saída custo benefício para um professor hoje, pois é um compilado de todas as ferramentas em uma só.

 

Como assim?

 

Simples.

 

Um blog consegue executar todas as ferramentas anteriores por si só e o melhor, de forma simples e prática.

 

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Em um blog, pode ser alimentado da mesma forma que seja produzido um documento no word ou no power point.

Podendo utilizar vídeos, imagens, letras, cores, tamanhos, da mesma forma que um documento qualquer, com a vantagem de poder adicionar links para material de apoio em geral, com a facilidade de consumo.

 

E assim que produzido ele entra no ar, o aluno não vai precisar acessar um drive, estando logado em sua conta gmail ou hotmail, procurar em pastas o nome do arquivo da aula, ter o programa certo para visualizar o conteúdo, se é no word, ou se é em pdf, ou vídeo.

 

Um blog, basta disponibilizar o link do blog, já estará acessando o conteúdo como você quer que o aluno veja, tanto no celular quanto no computador, por ser responsivo, a facilidade que o aluno tem para consumir, é o que se faz com qualquer outro conteúdo.

 

Da mesma forma que ele está lendo um site de notícias ou de algum hobby, estará lendo o material da sua aula, com suas palavras e forma de explicação, na ordem que você decidiu explicar, sem precisar acompanhar ordem de livros pré estabelecidas.

 

O aluno poderá acessar a qualquer momento e o material que ficará disponibilizado por tempo indeterminado, uma aula, artigo, conteúdo em geral que postar hoje, pode ser usada na aula do semestre que vem, do ano que vem, dos cinco anos seguintes, dependendo do conteúdo, caso seja atemporal.

 

Caso necessite de atualizações, basta acessar o artigo, post e editar, trocar imagens.

 

Avisar sobre notícias, o blog mesmo pode fazer isso, tendo uma área de últimos artigos produzidos, ou categorias de artigos ou posts.

 

O único empecilho comparado com as outras ferramentas citadas, é a criação, o desenvolvimento do blog, que é recomendado ser feito por um profissional web, para ter um conteúdo de qualidade.

 

Mas isso é um pequeno investimento para uma otimização extrema do seu trabalho, pois suas aulas serão mais atrativas, o tempo de aula será melhor aproveitado, a utilização de câmeras em aulas online pode ser opcional, pois muitas vezes pode ser feito com o seu blog aberto e fazendo suas explicações.

 

Assim seu blog se torna sua sala de aula digital, com conteúdos autorais, onde pode ser disponibilizados aulas, textos adicionais para apoio nas aulas, interação com os alunos de através de comentários nas aulas.

 

E por fim podemos utilizar o website, que é algo maior que o blog.

 

WEBSITE

 

Um website é um site onde o seu blog pode estar dentro, tendo as opções de vários recursos, como páginas, área de membros, lojas e muito mais.

 

Mas a grande vantagem de um website para o professor é a vasta possibilidade de recursos e organização que ele traz, como uma página pode ser feita desenvolvendo seu currículo, experiências, uma apresentação, trazendo mais proximidade para o professor com o aluno, podendo mostrar todo seu valor, sua excelência na matéria que está passando o conteúdo.

 

Página de contatos onde pode ser encontrado, galeria de fotos, páginas gerais de cada assunto, podendo ser separados.

 

A organização muito mais específica, podendo ter página para cada tipo de assunto onde não se tem alterações constantes.

 

Enquanto um blog é sua sala de aula digital. Um website é sua sala de aula, escritório e casa digital tudo em um lugar só.

 

Portanto assim podemos finalizar essa parte de ferramentas e podemos concluir que a seleção natural digital, foi acelerada, e agora da mesma forma que caixas bancários foram trocados por caixas eletrônicos na grande maioria, locadoras de filmes fecharam para existir as streaming de filmes, netflix, amazon…

 

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As aulas deverão ser digitalizadas mesmo com o retorno das aulas presenciais, as facilidades do meio digital devem ser utilizadas, pois dessa forma pode se aproveitar o retroprojetor em sala de aula, para ministrar sua aula em seu blog da mesma forma que se utiliza hoje nas aulas online.

 

Os recursos são inúmeros, abandone as barreiras que plataformas de universidades, ou escolas proporcionam, seja pró ativo, tenha algo a mais, quanto mais formas de se passar o seu conteúdo melhor. 

 

Benefícios são inúmeros tanto o psicológico, profissional e pessoal.

 

Gosto de um vídeo de um pouco mais de nove minutos, do canal quebrando a caixa, onde mostra como devemos mudar os conceitos, e essa mudança digital veio acelerado algo que já estava em mudança a tempos.

 

Professor hoje, pode deixar sua marca para o mundo, seu material pode ser difundido, pode ser achado pela grande máquina, o google, por qualquer pessoa.

 

Fazer o que gosta é a chave, professores que são professores por paixão de ensinar, vão conseguir ver as vantagens de se poder ensinar digitalmente.

 

Compartilhar conhecimento, produzir conteúdo bem feito, o prazer de estar fazendo o que gosta, cura qualquer problema psicológico, da força para enfrentar qualquer barreira.

 

Já os acomodados, ou que são professores sem nem saber o por que… esses…

 

Portanto não tenha medo da mudança, tome isso como uma evolução, uma boa evolução!

 

Tenha sua personalidade digital. Sua individualidade no mundo cibernético.

 

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CONTEÚDO COMPLEMENTAR:

VÍDEO – Palestra: Protagonismo e Transformação – Pedro Calabrez – NeuroVox

 

Marcus Rolim