freelancer

Nesse artigo vamos conversar um pouco sobre os desafios do início de uma carreira de freelancer, no meu caso web design, os pontos positivos, pontos negativos, minha opinião.

 

Como base usarei minha experiência, pois hoje estou exatamente nessa parte da carreira, o início, aprendendo, sofrendo as rasteiras que um mercado novo pode oferecer para os iniciantes e comemorando a cada projeto concluído com sucesso.

 

Pois então vamos lá!

 

Primeiramente vamos entender o que é freelancer.

 

Freelancer nada mais é do que o conhecido no Brasil como o profissional autônomo, aquela pessoa que é patrão e empregado ao mesmo tempo, vivenciando os benefícios e os malefícios dos dois lados da moeda.

 

É o profissional que presta serviços a várias pessoas ou empresas apenas sendo vinculado por projetos específicos, finalizando o projeto acaba o vínculo.

 

É aquele contador que faz o seu imposto de renda e você só vai entrar em contato novamente caso o serviço tenha sido feito com qualidade somente em outro momento de necessidade de seus serviços.

 

Um fotógrafo que faz aquela sessão de fotos de seus produtos em sua empresa, onde ele vai tirar as fotos, vai editá-las, enviá-las e fazer a cobrança, o verdadeiro exército de um homem só!

 

Agora indo para nossa área de freelance em web design, é o profissional que produz website, no meu caso tenho foco em sites institucionais e landingpages.

 

Onde o vínculo com o cliente é o desenvolvimento do site, uma relação simples de prestação de serviço, o cliente explica suas necessidades que o site poderia resolver e você desenvolve o website sempre com objetivo de sanar suas necessidades.

 

Então entramos no grande X da questão, o grande dilema para qualquer empresa iniciante, pois um freelancer

é uma empresa, uma empresa de um profissional só!

freelancer

CAPTAR CLIENTE PARA FREELANCER

 

Um dilema para o iniciante é conseguir seu primeiro cliente, pois para isso é necessário ter alguma prova de conhecimento.

 

E a maior, e posso até chegar a dizer que a única válida para o mundo real é o portfólio.

 

Certificados, diplomas, documentação e até mesmo sua experiência hoje são apenas a cereja do bolo, o que vale é seu resultado e a melhor forma de demonstrar seus resultados é através de seu portfólio.

 

Onde entra um ponto importante em nossa carreira, na área da informática é simples ter um portfólio mesmo sem clientes oficiais, pois simplesmente pode se criar modelos reais mas de clientes fictícios ou reais.

 

Crie exemplos de sites/artes de coisas e pessoas aleatórias ou incorpore aquele espírito de “sobrinho”.

 

Sabe aquele seu tio, ou aquele seu sobrinho, que criam uma relação informal de freelancer, que formata um pc, que vira babá por uma noite, faz uma arte para o perfil da empresa… infinitos exemplos.

 

Então é uma forma prática de se criar um portfólio, pega aquele seu vizinho que tem uma padaria, ou o escritório do seu pai, o trabalho da seu cunhado ou melhora o blog da sua esposa, pessoas que estão em sua volta, mesmo que não forem utilizar na prática.

 

Criando esse tipo de projeto, seu portfólio começa a ser criado de forma real e de bônus ajuda aquela pessoa próxima para entrar no mundo digital, por mais que não receba dinheiro por isso, você está ganhando muito mais.

 

Está ganhando experiência e prova de resultado, o que muitas profissões não podem se dar ao luxo, pois se for pensar um personal trainer não pode criar um portfólio de pessoas fictícias muito menos fazer a tia fazer um antes/depois.

 

Um exemplo que posso citar é o primeiro projeto que fiz quando iniciei no desenvolvimento de site, foi criar um site sobre assuntos de minha faculdade e Hobbies onde posso falar sobre assuntos do meu cotidiano.

 

O segundo projeto foi transformar um blog antigo de um amigo em um site completo até com itens de loja, interligação com as redes sociais.

 

Pois o que importa para nós desenvolvedores são conteúdos, nós desenvolvemos o site que é o meio de transporte de conteúdo, tendo conteúdo qualquer podemos desenvolver infinitos projetos.

 

Essa facilidade de poder criar seu próprio portfólio com clientes fictícios vem o ponto negativo, pois se pode ser feito com tanta facilidade caso tenha o conhecimento técnico no desenvolvimento, a concorrência é mais forte.

 

Que é onde entra o assunto sobre captação de cliente.

 

Com um mini-portfólio pronto uma forma de se encontrar clientes são os sites de freelancer, como workana, 99freelas, getninja entre outros.

 

Porém não é a melhor forma de se encontrar pois esses sites, você entrará em contato com a verdadeira selva, o mundo onde você será a pessoa mais depreciada e explorada possível.

 

Mas quem está na chuva, é para se molhar, então deve tomar os clientes de sites assim como experiência com o mercado, pois é nesses portais que você começa a ter contato com as necessidades reais, tendo muitos exemplos.

 

É um outro modo de ter exemplos de conteúdos, pode muito bem olhar anúncios de pedidos de site e criar o modelo apenas para portfólio.

 

Um anúncio “preciso de um site para divulgar meu e-book”. Ok, a necessidade você já tem, agora o conteúdo, pegue qualquer e-book gratuito da internet, e utilize como modelo, imagine que foi contratado e crie uma página de divulgação.

 

Não pense no retorno financeiro imediato, pois se frustrará completamente, os pagamentos para novatos, são praticamente simbólicos principalmente pelo fato de clientes novatos nas plataformas vão buscar Freelancers com portfólios consistentes.

 

Só vai chegar em você clientes atrás de preço simbólico para que você execute muitas vezes tarefas além do que foi contratado e você acaba fazendo para conseguir uma boa avaliação no portal para conseguir evoluir no nível de clientes.

 

Trate essa situação momentânea como se fosse um estagiário.

 

Mas lembre-se sempre, experiência, cada projeto que conseguir, faça o seu melhor, trate o cliente por mais que esteja te remunerando bem abaixo do que realmente vale o seu serviço, pense que ele está sendo a porta de entrada para o mercado.

 

A melhor maneira de entrar no mercado, é por indicações, são as pessoas próximas que conhecem sua dedicação, que gostaram dos exemplos que você fez, e indicam para outras pessoas, fazendo assim uma relação de confiança e respeito, bem maior do que pessoas totalmente desconhecidas.

 

Sendo freelancer, você é dono do seu tempo, onde a experiência e qualidade de seu portfólio depende de como você o administra.

 

freelancer

HORÁRIO

 

Um dos pontos positivos que é o grande diferencial comparado à carreira tradicional, vinculada a uma empresa ou sendo uma empresa com todas as suas subdivisões é a flexibilização da carga horária.

 

Você é o dono do seu tempo, podendo utiliza-lo da melhor forma possível para fazer com que tenha o melhor desempenho.

 

Porém, ser dono do seu tempo pode ter os dois lados, tanto para o bem quanto para o mal, pois requer muita responsabilidade e sabedoria em como utilizá-lo, trazendo assim o primeiro grande divisor de águas entre uma carreira de sucesso ou fracasso como freelancer.

 

Administrar o tempo é bem complicado para quem está começando na área, pois normalmente viemos de horários pré-definidos, horário para chegar, horário para almoçar, horário para sair, horário para dormir…

 

Quando você ganha o poder de escolher todos esses horários e muitas vezes eliminar algum deles, criando outros, deve ser visto com muito cuidado reparando na produtividade.

 

O tempo melhor administrado te trará maiores desempenhos sempre.

 

A grande vantagem é poder escolher o horário que te traga maior disposição para o trabalho, no meu caso a madrugada sempre foi o melhor horário, é quando o mundo se acalma, o silêncio domina.

 

Não falo do silêncio do mundo externo, do meu vizinho, da rua, e sim do silêncio da própria web, é quando atualizações estão pausadas, obrigações que necessitam do horário comercial estão desligadas.

 

É quando tenho a melhor disposição para trabalhar, criar, desenvolver, escrever diferente do período da manhã que me sinto um peixe fora d’água, onde acabo fazendo apenas afazeres mecânicos e obrigatórios.

 

Assim trabalho meu horário para desenvolver meus projetos, mas vem a parte negativa, onde já tive problemas.

 

Como diria o tio Ben, “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades!”.

freelancer

 

Você pode ter o poder de escolher seu horário, mas o mundo em que você vive inclusive seus clientes normalmente não e tem seus horários de forma comercial.

 

Portanto muitas vezes é necessário saber mediar isso, pois trocar o dia pela noite, muitas vezes pode ser prejudicial para sua carreira, pois a maioria das vezes estará desconexo com seu cliente, estará indo dormir quando seu cliente está acordando.

 

E a ligação que você necessita ter com seu cliente deve ser próxima, onde o contato direto deve ser fácil para que o projeto flua de forma rápida e objetiva.

 

Uma demora para responder, ou falta de tato, ou respostas vagas, tenha certeza que será o fim do projeto, será cancelado ou terá uma avaliação ruim.

 

Não seja aquele profissional “Ah ele é bom, mas é uma lenda conseguir falar com ele”.

 

Um dos grandes gargalos no início do freelancer é a falta de confiança em si mesmo.

 

CONFIANÇA

 

A necessidade de confiança no seu potencial em produzir um serviço de qualidade é primordial para conversar com seu cliente em potencial.

 

Você demonstrando confiança e autoridade no assunto em que está disposto a trabalhar é a chave para começar a evoluir na carreira, pois é assim que inicia a sua valorização como profissional.

 

Quanto mais confiante e principalmente quanto mais demonstrar a confiança mais valorizado será.

 

As formas de demonstrar confiança em que domina o assunto são inúmeras, durante as conversas com o cliente, sempre mostrando várias formas de fazer os procedimentos, fazer breve explicações do por que não é viável fazer algo, e o por que é viável fazer outro.

 

Mostrar exemplos na prática, como mostrar exemplos de sites que estão utilizando a ferramenta ou processo em questão.

 

Produzir conteúdos sobre a área, onde compartilha conhecimento, pois a melhor forma de aprender é ensinando, tendo uma área de compartilhamento de conteúdo como um blog, site, redes sociais.

 

A demonstração de conhecimento é conseguir criar a imagem de autoridade no assunto, para gerar a confiança que precisa é necessário a alimentação constante, conteúdos devem ser produzidos sempre.

 

Lembre-se. Sempre, você como freelancer é uma empresa, logo, você também é o departamento de marketing de você mesmo, postagens de artigos, posts informativos, compartilhamento de experiências, tudo é válido.

 

Com essa movimentação e com sua carreira avançando, seu portfólio crescendo, abrindo mais leque de serviços ou se especializando em algo que lhe dá mais prazer em fazer para conseguir mais facilidade em aprender e se aprofundar mais no tipo de assunto.

 

Outro ponto que é crucial e muito difícil no início é o network.

 

freelancer

REDE DE CONTATOS

 

Criar um Networking sólido e saudável, é de extrema importância para uma carreira duradoura, no início é bem difícil conseguir pois você não tem uma moeda de troca tão valiosa.

 

Como você está construindo tudo novo, como seu portfólio, seus conteúdos, seu Networking também, são formas simples que você consegue fazer, nunca pensando no retorno imediato.

 

Sempre use o princípio de fazer o que gostariam que fizessem com você.

 

Assim formas simples no dia a dia que pode ser construído sem precisar gastar dinheiro.

 

Compartilhamento de conteúdo de pessoas que você acompanha ou aprende, citar uma pessoa ou empresa em alguma de suas postagens quando é pertinente, fazer comentários interessantes em perfis de profissionais.

 

Fazer uma indicação de alguém ou para alguém, mas lembrando que a indicação está indo junto com sua imagem, então indicar alguém deve ser feito tendo a certeza que proporcionará boas experiências.

 

Pois uma indicação de um profissional de baixa qualidade, tira sua credibilidade que é o ponto mais importante principalmente no início de uma carreira.

 

Quando necessitar de produtos e serviços, negociar de forma justa, tanto em questão de valores quanto de nível de exigência para sua necessidade.

 

Dar preferência para empresas e pessoas que estejam no mesmo nível que você pois estarão vivenciando os mesmos dilemas e necessidades.

 

Ajudar é um grande diferencial para qualquer ser humano e não é diferente na carreira, como se pode ajudar tendo tão pouco no início?

 

Simples!

 

Você utilizou banco de imagem gratuito para criar alguns sites, por que você não disponibiliza algumas fotos que você tirou, ou imagens que você produziu e não tem problema em ser utilizado por outras pessoas.

 

Muitas vezes uma foto de um sorvete que está tomando, ou de um pôr do sol que está presenciando e postando em seu instagram, um banner, uma figura pode ser usado por outra pessoa, alguém pode trabalhar na imagem para criar algo, ou caso a qualidade esteja ótima até mesmo usar em algum projeto.

 

Aprendeu em um curso alguma ferramenta interessante para fazer algo, compartilhe, mostre como utilizou no seu projeto.

 

Fez algo para um cliente, mantenha-o em suas redes, indique-o caso apareça oportunidade.

 

Precisa de alguma ajuda adicional, proponha parceria, com divisão dos rendimentos, faça troca de serviços, ofereça algo que você produza em troca de algo que necessite, sempre de forma justa.

 

Seja sempre sincero em relação a tudo, nunca se comprometa com algo que sabe que tem uma grande chance de não conseguir cumprir.

 

INOVAÇÃO

 

Vivenciando essa área, sua curva de aprendizagem deve estar em constante evolução, não caia na armadilha de se acomodar em algo que você aprendeu e está funcionando.

 

Pois tudo que funciona hoje, em questão de semanas pode parar de funcionar, aparece algo novo, esteja sempre atualizado principalmente para conseguir ter bons resultados.

 

Um freelancer sem atualização constante chega até a não conseguir ter uma conversa com um cliente, pois termos e gírias exclusivas da área surgem diariamente, onde literalmente quem não está no meio, não consegue entender um parágrafo.

 

Novas tecnologias, novos eventos, tente sempre estar inserindo em seus projetos, em sua rotina, um profissional de informática e principalmente em web, é obrigação estar em constante aprendizado na velocidade que a tecnologia avança, que diga-se de passagem é bem rápida.

 

freelancer

CONCLUSÃO

 

Concluindo assim com minha opinião sobre o profissional freelancer e seu início.

 

Escolhi essa nova carreira pois fiquei maravilhado com as possibilidades que podem ser criadas, onde só depende de nós mesmos.

 

Faço meu horário, otimizo meu tempo aprendendo tecnologias novas, formas novas de lidar com diversas situações, fazendo o que eu gosto onde não consigo identificar o tempo “livre” do tempo ocupado.

 

O prazer que tenho em estar construindo projetos novos, e poder comparar um com o outro, ver a minha evolução tão rápida, pelo benefício de ser o dono do tempo, não preciso esperar um semestre ou um ano para começar a aprender algo.

 

Colocar em prática constantemente tudo que se aprende na teoria, onde seu nível profissional aumenta de uma maneira rápida e sólida, estar no mercado de trabalho sem precisar de anos de experiência para conseguir alguma chance de crescimento.

 

Já os dilemas do início da profissão é difícil, pois conseguir aprender a lidar com clientes de todos os tipos, conseguir se valorizar com pouco tempo de profissão, ignorar o valor recebido em relação ao serviço prestado, mas se for levado como um período de estágio.

 

Ser um estagiário ou um “sobrinho” não se compara com a satisfação de concluir um projeto e colocar na prática hoje o que aprendeu algumas horas antes, diferente da maioria das profissões.

 

A mágica da tecnologia e poder proporcionar digitalizar ideias de infinitos clientes levando informações que querem passar para o mundo não tem preço.

 

Vou ficando por aqui, nesse primeiro artigo que resolvi criar para ajudar quem está iniciando, onde seria muito útil eu ter acesso as informações compiladas em um artigo só. Afinal de contas, tempo é dinheiro e como somos senhores de nosso tempo, otimização e resultado sempre!

 

 

Marcus Rolim